Instituto Banese de Seguridade Social realiza treinamento sobre previdência complemetar

 

 

O Instituto Banese de Seguridade Social (Sergus), entidade fechada de previdência complementar do Banco do Estado de Sergipe (Banese), deu início a uma série de treinamentos destinados aos membros da Diretoria, integrantes dos conselhos Fiscal e Deliberativo e demais gestores da instituição. A capacitação é composta de cinco módulos, abrangendo os seguintes temas:

Psicologia Econômica e Educação Previdenciária, Controladoria, Atuária sem Mistérios, Governança Corporativa e Gestão de Investimentos.

A primeira etapa do treinamento, sobre Psicologia Econômica e Educação Previdenciária, foi ministrada pela psicóloga Luciane

Fagundes, especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Econômica. Segundo ela, a Psicologia Econômica, ciência que reúne estudos da

Psicologia, da Economia e das Neurociências, nos ajuda a entender os erros que cometemos quando lidamos com dinheiro e futuro. “Ela também nos auxilia a desenvolver uma visão de longo prazo, um pouco mais orientada para o futuro, e estratégias de autocontrole”, acrescentou a psicóloga.

Para o analista do Banese Luiz Alves dos Santos Filho, membro do conselho Fiscal do Sergus e um dos participantes do treinamento, a direção do Instituto teve uma iniciativa muito feliz ao promover essa capacitação. “E a escolha do conteúdo do primeiro módulo, Psicologia Econômica e Educação Previdenciária, foi igualmente feliz, pois nos preparou para os demais módulos, mostrando inclusive como poderemos atrair novos participantes para o Sergus”, disse o conselheiro.

De acordo com o superintendente do Sergus, Hércules Silva Daltro, o treinamento que está sendo realizado pelo Instituto, além de preparar os participantes para o desenvolvimento de suas atividades, atende às regras estabelecidas para fins de certificação junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão regulador das entidades de previdência complementar.

“A previdência complementar é um tema muito complexo, sobre o qual cada vez mais são publicados novos normativos, pelo órgão regulador, e por isso estamos sempre procurando disseminar conhecimentos sobre o assunto entre os nossos dirigentes e associados.

O nosso objetivo maior é a busca da sustentabilidade da instituição”, afirmou o superintendente.