N° 019/2020
Ref.: Relatório de Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Semestre 2020

Relatório de Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Semestre 2020

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COMUNICADO SERGUS Nº 019/2020

 

Aracaju, 18 de agosto de 2020

 

Assunto: Relatório de Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Semestre 2020

Prezados (as) participantes,

Com o objetivo de proporcionar maior transparência na gestão dos recursos administrados pelo SERGUS, tendo como finalidade transmitir para vocês uma visão do Desempenho Operacional do SERGUS, e as consequências dos impactos causados pela Crise Sanitária e Econômica, oriundos da pandemia do NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19. Como também, o reflexo do crescimento do IBOVESPA no 2º trimestre de 2020.

No final de junho de 2020, destacamos que a carteira de investimentos do Plano BD Saldado, dispunha de um colchão de liquidez em até D + 33, no montante de R$ 369,1 milhões, que representa 43,0% do portfólio consolidado das aplicações financeiras no valor de R$ 859,0 milhões, proporcionando um conforto para assunção do fluxo diário de pagamentos do plano de benefícios. Mesmo com o atual quadro da conjuntura econômico-financeira, o SERGUS, que pagou no 1º semestre 2020, R$ 18,8 milhões, bruto, em benefícios a aposentados e pensionistas, no momento, não vislumbra risco de não continuidade desse pagamento.

Contudo, com a melhoria no cenário econômico-financeiro e o crescimento de 10,25%, 8,57% e 8,76%, do IBOVESPA, nos meses de abril, maio e junho de 2020, contribuiu para redução da rentabilidade negativa da carteira consolidada, que no 1º semestre de 2020, os investimentos do Plano de Benefícios SERGUS Saldado – PBSS apresentaram resultado negativo de R$ 1,7 milhão com rentabilidade de -0,20%, contra a meta atuarial de 2,76%, CDI de 1,76%, IBOVESPA de -17,80%, IMA-B 5 de 3,17% e o IMA-B de -1,66%.

Assim sendo, o maior impacto no semestre aconteceu na Renda Variável que representa 10,7%, que equivale a R$ 92,1 milhões, quando comparado ao volume total do Portfolio Consolidado das Aplicações Financeiras no montante de R$ 859,0 milhões. Deixando de considerar as ações do Banese, cuja participação decresceu de 2,4% (R$ 21,4 milhões) para 2,0% (R$ 17,0 milhões).

Cabe ressaltar que o Plano de Benefícios SERGUS Saldado – PBSS, no mês de junho de 2020, registrou superávit técnico atuarial de R$ 13,5 milhões e um déficit técnico atuarial acumulado no 1º semestre de 2020 de R$ 28,3 milhões, que representa 3,3% das provisões matemáticas, que quando, comparado ao déficit técnico atuarial do 1º trimestre de 2020 no valor de R$ 57,9 milhões, representou uma redução de 51,1%.

Com referência ao Plano de Benefícios SERGUS de Contribuição Definida – CD, no final de junho de 2020, acumulou um patrimônio de R$ 8,3 milhões, com uma população composta por 340 ativos e 10 cancelados, perfazendo um total de 350 participantes, cuja meta para 2020 é alcançar a marca de 500 participantes. Os investimentos do Plano CD, no período em análise, apresentaram resultado negativo de R$ 8,9 mil, com rentabilidade de -0,12%, contra o índice de referência de 2,20%, CDI de 1,76% e o IMA-B de -1,66%, em função da alta volatilidade do mercado financeiro.

Assim, objetivando fornecer maiores esclarecimentos, disponibilizamos no portal do participante, no site do SERGUS – https://portalsergus.banese.com.br/sergus-informa-topico/sergus-em-destaque, o Relatório de Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Semestre de 2020.

Oportuno informar que a Diretoria Executiva do SERGUS, ante o atual cenário, visando a recuperação da rentabilidade dos recursos em menor espaço de tempo possível, de forma tempestiva, continua mantendo contato com todos os gestores, com a finalidade de colher informações e quais estratégias estão e/ou serão adotadas, frente a nova conjuntura do mercado financeiro.

Cabe-nos, continuar constantemente, vigilantes e cobrando dos gestores dos fundos de investimento adoção de estratégias que visem alcançar a rentabilidade necessária, com o objetivo de superar as perdas causadas, procurando mitigar os riscos envolvidos e atuando de maneira conservadora, como também, aproveitando as janelas de oportunidades.

Informamos ainda, que o atendimento aos participantes, na sede do SERGUS, via presencial, continua suspenso por tempo indeterminado. No entanto, disponibilizamos os telefones para contato no horário comercial: Jéssica – Benefícios (996387196), Nayara – Investimentos (988452077), Marcelo (988437555), Augusto Cezar (988156463) e Hércules (988216296). Alertamos que as solicitações dos participantes devem ser encaminhadas para o e-mail: sergus.beneficio@banese.com.br.

Por fim, desejamos a todos os participantes e seus familiares, muita saúde e que possamos atravessar esse momento difícil.

Por meio de seus dirigentes, o SERGUS renova o seu compromisso junto aos participantes, assistidos e patrocinadoras, e mantém a disposição para outros esclarecimentos.

 

Diretoria Executiva