Faça o download do arquivo clicando no botão de Download ao lado. COMUNICADO SERGUS Nº 015/2020 Aracaju, 08 de junho de 2020 Assunto: Boletim Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Quadrimestre 2020 Prezados (as) participantes, Com a finalidade de proporcionar maior transparência na gestão dos recursos administrados pelo SERGUS, tendo como objetivo transmitir para vocês uma visão do Desempenho Operacional do SERGUS, em função dos impactos causados pela Crise Sanitária e Econômica, oriundos da pandemia do NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19. Para tanto, cabe esclarecer que, sempre trilhamos a disciplina de buscar investimentos de melhor qualidade para conseguir superar momentos de incertezas, e de maneira conservadora, com mitigação de riscos, alcançar as metas estabelecidas de rentabilidade. No final de abril de 2020, destacamos que a carteira de investimentos do Plano BD Saldado, dispunha de um colchão de liquidez em até D + 33, no montante de R$ 348,4 milhões, que representa 41,4% do portfólio consolidado das aplicações financeiras no valor de R$ 840,8 milhões. Dessa maneira, proporciona um conforto para assunção do fluxo diário de pagamentos do plano de benefícios. Frisamos, que durante o ano de 2019, foram desembolsados R$ 36,2 milhões para pagamento de benefícios e pensões. Convém registrar melhoria no desempenho do Consolidado do Portfólio de Aplicações Financeiras do SERGUS, em função, principalmente, do crescimento de 10,25% do IBOVESPA, no mês de abril de 2020, que proporcionou considerável valorização dos ativos de riscos. E como consequência, o déficit técnico atuarial acumulado do Plano de Benefícios SERGUS Saldado – PBSS, diminuiu de R$ 57,9 milhões para R$ 49,5 milhões, equivalente a uma redução de 14,5%. Como fruto, também, da mudança de estratégia dos gestores decorrente da troca de ativos dos fundos de investimento em busca de melhor alternativa na relação risco/retorno. Assim, objetivando fornecer maiores esclarecimentos, disponibilizamos no portal do participante, no site do SERGUS – https://portalsergus.banese.com.br/sergus-informa-topico/noticias, o Boletim de Desempenho Operacional do SERGUS – 1º Quadrimestre de 2020. Oportuno informar que a Diretoria Executiva do SERGUS, ante o atual cenário, visando a recuperação da rentabilidade dos recursos em menor espaço de tempo possível, de forma tempestiva, continua mantendo contato com todos os gestores, com a finalidade de colher informações e quais estratégias estão e/ou serão adotadas, frente a nova conjuntura do mercado financeiro. Cabe-nos, continuar constantemente, vigilantes e cobrando dos gestores dos fundos de investimento adoção de estratégias que visem alcançar a rentabilidade necessária, com o objetivo de superar as perdas causadas, procurando mitigar os riscos envolvidos e atuando de maneira conservadora, como também, aproveitando as janelas de oportunidades. Informamos ainda, que o atendimento aos participantes, na sede do SERGUS, via presencial, continua suspenso por tempo indeterminado. No entanto, disponibilizamos os telefones para contato no horário comercial: Jéssica – Benefícios (996387196), Nayara – Investimentos (988452077), Marcelo (988437555) e Hércules (988216296). Alertamos que as solicitações dos participantes devem ser encaminhadas para o e-mail: sergus.beneficio@banese.com.br. Por fim, desejamos a todos os participantes e seus familiares, muita saúde e que possamos atravessar esse momento difícil. Por meio de seus dirigentes, o SERGUS renova o seu compromisso junto aos participantes e assistidos e se mantém a disposição para outros esclarecimentos. Diretoria Executiva