N° 011/2020
Ref.: Impacto nas Aplicações Financeiras dos Planos Adm. pelo SERGUS

Impacto nas Aplicações Financeiras dos Planos Adm. pelo SERGUS

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COMUNICADO SERGUS Nº 011/2020

  

Aracaju, 24 de abril de 2020 

 

Assunto: Impacto nas Aplicações Financeiras dos Planos Administrados pelo SERGUS – NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19

 

Prezados (as) participantes,

Com vista a proporcionar maior transparência na gestão dos recursos administrados pelo SERGUS, nosso objetivo é passar para vocês uma visão das aplicações financeiras dos Planos de Benefícios, em função dos impactos causados pela Crise Sanitária e Econômica, oriundos da pandemia do NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19. 

Para tanto, cabe esclarecer que, sempre seguimos a disciplina de buscar investimentos de melhor qualidade para conseguirmos superar momentos de incertezas, e de maneira conservadora, com a mitigação de riscos, alcançar as metas estabelecidas de rentabilidade.

Prova disso é que no exercício de 2019, o Plano de Benefícios SERGUS Saldado apurou Superávit Técnico de R$ 34,4 milhões, em que o fator predominante foi a rentabilidade de R$ 96,3 milhões, oriunda das aplicações financeiras, com o atual portfólio, contribuindo para a redução do Déficit Técnico Atuarial para R$ 1,3 milhões.

Por surpresa nossa, bem como de todo segmento de previdência complementar, durante o 1º trimestre de 2020, mais precisamente no mês de março, presenciamos a queda brusca de 29,90% do IBOVESPA, contribuindo para queda nesse período em 36,86%, o que afetou sobremaneira a rentabilidade dos Planos de Benefícios Administrados pelo SERGUS. Desta feita, o Plano BD Saldado obteve uma rentabilidade negativa de 4,28%, enquanto o Plano CD da ordem de 2,35% no intervalo sob análise.

No final de março de 2020, destacamos que a carteira de investimentos, dispunha de uma liquidez em até D + 33, de R$ 337,1 milhões, que representa 41,3% de R$ 816,2 milhões em Aplicações Financeiras, proporcionando um conforto para assunção do fluxo de pagamentos do plano de benefícios SERGUS Saldado – PBSS.

Assim, objetivando fornecer maiores esclarecimentos, disponibilizamos no portal do participante, no site do SERGUS – https://portalsergus.banese.com.br – SERGUS INFORMA – NOTÍCIAS, o Sergus Em Destaque na edição de Nº 12/2019 (Relatório de Gestão Administrativa do SERGUS – 2015 a 2019) e o Relatório de Gestão das Aplicações Financeiras – 1º Trimestre de 2020.

Oportuno informar que a Diretoria Executiva do SERGUS, ante o atual cenário, visando a recuperação da rentabilidade dos recursos em menor espaço de tempo possível, de forma tempestiva, manteve contato com todos os gestores, com a finalidade de colher informações e quais estratégias estão e/ou serão adotadas, frente a nova conjuntura do mercado financeiro.

A visão atual é que vivemos um momento único na economia brasileira, com taxas de juros inferiores à 4% e com perspectiva de queda por um período prolongado. Isso implica na necessidade de manter a disciplina em investimentos focados no longo prazo.

Assim, entendemos que nesse momento, necessitaremos manter a calma e bastante cautela, pois, mesmo que tais consequências durem um longo tempo e que supere de um ano, acreditamos que essa crise será superada.

Conforme observamos, essa crise, assim como outras no passado, tem seu prazo de duração. Obviamente deixará consequências econômicas, entre elas, juros baixos, menor crescimento e maior endividamento público, mas mesmo em cenários adversos, existem oportunidades. O segredo é termos a carteira equilibrada e diversificada, para que nesses momentos turbulentos, possamos prover condições e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Assim, é importante manter uma gestão ativa e consciente da transitoriedade do cenário, dada a instabilidade do mercado financeiro, que infelizmente não temos perspectivas que reduza no curto prazo.

Cabe-nos, continuar constantemente, vigilantes e cobrando dos gestores dos fundos de investimento adoção de estratégias que visem alcançar a rentabilidade necessária, com o objetivo de superar as perdas causadas, procurando mitigar os riscos envolvidos e atuando de maneira conservadora, como também, aproveitando as janelas de oportunidades.

Informamos ainda, que o atendimento aos participantes, na sede do SERGUS, via presencial, continua suspenso por tempo indeterminado. No entanto, disponibilizamos os telefones para contato no horário comercial: Jéssica (996387196), Nayara (988452077), José Carlos (996060720), Marcelo (988437555) e Hércules (988216296). Alertamos que as solicitações dos participantes devem ser encaminhadas para o e-mail: sergus.beneficio@banese.com.br.

Por fim, desejamos a todos os participantes e seus familiares, muita saúde e que possamos atravessar esse momento difícil.

Por meio de seus dirigentes, o SERGUS renova o seu compromisso junto aos participantes e assistidos e se mantém a disposição para outros esclarecimentos.

 

Diretoria Executiva